top of page

Tratamento de canal no passado tido como doloroso e demorado, é hoje considerado um procedimento rotineiro e confortável, com alto índice de sucesso. O especialista em endodontia está habilitado a tratar casos simples e complexos, possibilitando assim a manutenção dos dentes na cavidade oral, que de outra maneira teriam que ser extraídos, trazendo prejuízos para a saúde.

O que é o tratamento de canal com microscópio?

O tratamento de canal, ou endodôntico, consiste na remoção do tecido pulpar (popularmente conhecido como “nervo”) inflamado ou infeccionado geralmente devido geralmente a cáries, traumas ou por indicações protéticas. A remoção da polpa é realizada de forma tridimensional, aumentando assim a eficiência da limpeza e diminuindo o enfraquecimento da raiz. Nesse momento o microscópio proporciona a visualização do interior dos canais e a certificação total da limpeza. O tratamento de canal é finalizado através da obturação, ou seja , fechamento do espaço ocupado pela polpa com bio materiais.

Quais os benefícios do tratamento de canal?

O tratamento endodôntico salva dentes que de outra maneira teriam que ser extraídos. Apesar de a polpa ter sido removida, o dente permanece vital em relação aos tecidos que o circundam, isto é, ao osso e ao tecido gengival. O dente com canal tratado não é um dente morto e assim pode permanecer desempenhando a sua função por longos anos.

Quantas consultas são necessárias para finalizar o tratamento?

O tratamento pode ser na maioria das vezes realizado em sessão única.

Somente os casos mais complicados necessitarão de mais sessões, entretanto, um exame minucioso do caso é necessário para determinar o tempo do tratamento.

O tratamento de canal é dolorido?

A associação de dor durante o tratamento de canal faz parte do passado. Ao contrário, a endodontia frequentemente alivia estados dolorosos ou incômodos presentes antes da intervenção. Assim, aliando a habilidade técnica do profissional com modernos equipamentos, o tratamento endodôntico pode ser realizado de forma confortável para o paciente.

O que fazer após o término do tratamento?

O tratamento de canal deve ser finalizado com uma restauração definitiva ou uma prótese (por exemplo, uma coroa). Portanto, após finalizar o tratamento de canal é necessário retornar ao seu dentista o mais breve possível para a restauração final do dente.

Em nossa clínica realizamos apenas o tratamento endodôntico.

Meu dente vai ficar escuro após o tratamento endodôntico?

Não. O escurecimento dental está relacionado a uma inadequada limpeza do dente durante a fase de acesso e preparo dos canais e obturação. Dessa forma, com uma técnica adequada, a chance de ocorrer o escurecimento de canal é quase nula.

O tratamento de canal deixa o meu dente mais fraco?

Não. Embora para acessar o interior do dente, onde se encontra a polpa, seja necessário geralmente um desgaste dental, os dentes com tratamento endodôntico recebem restaurações que protegem a sua estrutura, evitando fraturas. Assim, é importante salientar a necessidade de restauração adequada imediatamente após o término da endodontia.

Mais esclarecimentos outras dúvidas agenda sua consulta ou entre em contato com nossa equipe.

bottom of page